Sisar de Sobral recebe comenda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú

No dia 06 de agosto de 2019, aconteceu no Centro de Convenções de Sobral solenidade que comemorou os 15 anos de formação do Comitê da Bacia Hidrográfica – CBH do Acaraú. O evento reuniu agentes que contribuíram para a consolidação da gestão participativa dos recursos hídricos na região.

Entre os presentes estavam representantes do SISAR de Sobral — Raimundo Nonato Oliveira Félix, presidente do SISAR; Adalto Alves, gerente administrativo; Ednilson Aviz e Ana Paula Lima, responsáveis sociais — membros da CBH, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e das prefeituras de Sobral e Santa Quitéria.

Na ocasião, o Sisar de Sobral foi homenageado com a Comenda Licurgo Nakasu, pelo reconhecimento aos serviços prestados na gestão dos recursos hídricos e no fortalecimento do Comitê. A comenda leva o nome do importante professor, escritor e ambientalista. A honraria foi entregue ao presidente do Sisar por José Francisco, presidente da Câmara Municipal de Santa Quitéria. Membros do Colegiado, gestores da Cogerh, autoridades locais entre outros também foram agraciados com a comenda.

O CBH do Acaraú tem como algumas de suas atribuições: acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos repassados ao órgão de gerenciamento das bacias para aplicação na sua área de atuação; propor ao Conselho de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH, critérios e normas gerais para a outorga de uso dos recursos hídricos e de execução de obras e serviços de oferta hídrica; estimular a proteção e a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente contra ações que possam comprometer o uso múltiplo atual e futuro, entre outros.

Os Comitês de Bacias têm seu próprio regimento e são formados por representantes do poder público estadual, municipal e federal, além de organizações civis e usuários de água.

Projeto Coca-Cola