Recife será palco de um grande encontro de saneamento rural

O Recife será a capital do saneamento rural entre os dias 16 e 19 de maio. A cidade foi a escolhida para receber o X Seminário Nacional e o V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural, além do XI primeiro Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais. Os eventos são promovidos por meio de uma parceria entre a Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o Instituto Sisar e o Sisar Moxotó de Pernambuco. Os encontros vão acontecer no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, e abordará como tema central “Água e Solidariedade”. A programação traz palestras e rodas de conversas com 23 grandes nomes referência na área no país.

A abertura acontece na próxima segunda-feira (16), às 18h, com a palestra magna da Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, sobre “Iniciativas e Estratégias para o desenvolvimento do Saneamento Rural em Pernambuco”. A gestora é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado na área de recursos hídricos e tecnologia ambiental e doutorado na mesma linha de atuação, e está à frente da pasta desde 2019.

Em sua apresentação, a titular do órgão abordará a implantação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) no Estado para garantir a prestação regular dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico a baixo custo para moradores de áreas difusas. Em 2021, foram instituídos pelo Governo de Pernambuco os sistemas do Moxotó, contemplando 10 cidades do Sertão e do Agreste Meridional; o do Alto Pajeú, que beneficia 13 municípios; e o do Sertão Central e Araripe abrangendo 22 localidades das duas regiões. A meta é que seja fundado ao longo de 2022 o Sisar do Sertão do São Francisco. “O Sisar é uma política inovadora para diminuir a desigualdade na oferta do abastecimento e esgotamento sanitário, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população que reside e deseja permanecer em comunidades localizadas na zona rural”, afirma Fernandha Batista.

Participam da abertura do oficial do evento os presidentes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho; Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Neuri Freitas; da ABES, Alceu Guérios Bitencourt; ABES-PE, Cristiano José da Silva; da Fundação Nacional de Saúde, Miguel da Silva Marques; Instituto SISAR, Marcondes Ribeiro; além da coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, Mônica Bicalho, e o gerente Saneamento Rural Compesa, Sergio Guimarães.

Na terça-feira (17), o primeiro painel acontecerá das 8h30 às 10h30 e abordará “Políticas públicas estaduais para o saneamento rural”. Comandam o encontro a presidente da Compesa, Manuela Marinho; o presidente da CAGECE do Ceará, Neuri Freitas; o diretor geral do Instituto das Águas, Magno Pires Alves Filho; o presidente da CERB da Bahia, Alexsandro Freitas Silva; e o presidente da CAGEPA da Paraíba, Marcus Vinícius Neves. Durante o dia, outras pautas entrarão em discussão: “Investimentos com responsabilidade social visando políticas públicas para o saneamento Rural” e a “Perspectiva para avanço do saneamento rural na América Latina”. Além disso, conselheiros dos Sisars e Centrais realizarão sua primeira roda de conversa.

No terceiro dia de evento, na quarta-feira (18), um dos destaques da programação será o painel temático voltado para “Iniciativas para padronização de projetos e obras de acompanhamento técnico-social para saneamento rural” com a participação de representantes da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) de Pernambuco, das Agências e Bacias de Comitês, Centrais da Bahia, Sisar Piauí, Cagece e da GITEC-IGIP, da Bolívia. Na grande também estão: “Ações da Funasa: Articulações e parcerias com instituições” e “Desafio para prestação dos serviços de saneamento rural no Brasil”. A partir das 15h30, haverá a segunda etapa de encontro com conselheiros dos Sisars e Centrais.

O encerramento do evento de saneamento rural, na quinta-feira (19), será com uma visita técnica, às 8h, ao Museu Universo Compesa, localizado na sede administrativa da Companhia, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição através do site: http://sisar.org.br/seminariosaneamentorural2022.

Notícia reproduzida do portal: https://falape.com/

Confira a Programação

Clique para ver

Conheça os palestrantes

Clique para ver

Confira a Programação

Toque para ver

Conheça os palestrantes

Toque para ver

Ev depolama Ucuz nakliyat teensexonline.com
Projeto Coca-Cola