Instituto Coca-Cola visita Sisar de Russas

O Instituto Coca-Cola Brasil – representado por Rodrigo Brito, gerente de acesso à água, e Talia Aracama, coordenadora de monitoramento e avaliação – em conjunto com a Consultoria PLAN, realizou, em 04 de julho de 2019, visitas aos sistemas Córrego da Catita e Serra dos Vieiras, no município de Russas. Na ocasião contaram com o acompanhamento do diretor-presidente do Instituto SISAR, Marcondes Ribeiro, da gerente da Gerência de Saneamento Rural – GESAR da CAGECE, Otaciana Ribeiro, e do coordenador de gestão da GESAR, Cícero Santiago.

O objetivo da visita foi conhecer in loco a realidade das comunidades beneficiadas por projetos de acesso à água potável promovidos pelo Instituto. Carla Sanche, coordenadora na Consultoria PLAN, fez parte da visita com o objetivo de conhecer as comunidades para auxiliar no desenvolvimento de ferramenta de diagnóstico dos projetos.

A comunidade Córrego da Catita foi beneficiada em 2018 pela Aliança Água + Acesso com a construção de uma Estação de Tratamento de Água – ETA com decantador manta de lodo, beneficiando 206 famílias, aproximadamente 780 pessoas. A tecnologia utilizada para tratamento é a ciclo completo, para remoção do ferro.

Já a comunidade Serra dos Vieiras foi beneficiada por uma chamada pública realizada em 2017 pelo Instituto Coca-Cola, que selecionou 03 projetos propondo soluções de tratamento de água. No sistema foi instalada a tecnologia da troca iônica, que evita obstrução da tubulação por incrustação de cristais contidos na água salobra, reduz a dureza da água e facilita os processos de decantação e filtragem.

Após a melhoria da qualidade da água decorrente da instalação dessa tecnologia houve um crescimento de 20 para 70 famílias atendidas, aproximadamente 265 pessoas.

Projeto Coca-Cola