Iniciado o X Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais

Com auditório lotado, a tarde do dia 5 de novembro marcou o início do X Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, que acontece em Salvador-BA.

A abertura se deu às 14h30 com uma mesa composta por lideranças de algumas das principais entidades do saneamento rural do Nordeste e do Brasil. A primeira a falar foi Sidneia Silva, da Central de Associações de Jacobina-BA.

Também compuseram a mesa:

  • Leonardo Góes, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS)
  • Eures Pereira, da União dos Prefeitos da Bahia
  • Marcos Helano Montenegro, do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS)
  • Helder Cortez, da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES
  • Arnor Fernandes, da Assoc. Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção Bahia
  • Marcondes Ribeiro, do Instituto SISAR-CE
  • José Fábio Teixeira, da Central de Associações Comunitárias de Seabra-BA

Na sequência tivemos a primeir plenária, um painel mediado por Helder Cortez, com o tema: 10 Anos Compartilhando Experiências e Fortalecendo a Gestão Comunitária no Saneamento Rural.

Já na quarta-feira, 6, a programação iniciou-se às 8h com a segunda e terceira plenárias, no formato Roda de Conversa.

A primeira reunião do dia foi mediada por Marcos Helano Montenegro e teve como tema geral: Cenários e Perspectivas de uma Política Estadual para o Saneamento Rural e Fortalecimento do Modelo Central de Gestão Comunitária na Bahia. Às 10h30, a terceira plenária, mediada por Renavan Andrade (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ~ ABES/ Seção Bahia), debateu os Aspectos Legais, de Planejamento, Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos de Saneamento Básico.

Encerrando o segundo dia de seminário, teremos dois paineis.

Às 14h, mediado por Otaciana Ribeiro (Gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará ~ Cagece), com o tema Perspectivas de Financiamento e Captação de Recursos para o Saneamento Rural e às 16h tem início a quarta plenária do evento, em que serão discutidos os Desafios para uma Gestão Sustentável dos Sistemas de Abastecimento de Água Rurais. Este painel será mediado por Mônica Bicalho (Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES).

A programação segue até a quinta-feira, 7, quando ocorrerão mais três plenárias e a formação da mesa de encerramento.

Projeto Coca-Cola