4º Seminário Água Innovation

Com a mudança climática e o crescimento populacional pressionando cada vez mais os recursos hídricos finitos, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) incentiva os países a intensificarem esforços para aumentar a eficiência hídrica e fornecer acesso a água potável para todos, garantindo, assim, a segurança hídrica global, fundamental para alcançar o Fome Zero e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme a declaração da agência da ONU para o Dia Mundial da Água, em 2019.

A inovação no setor de água é altamente diversa. As novas tecnologias podem contribuir para o uso mais sustentável da água, proporcionando maior eficiência e melhor custo-benefício. As inovações incluem mudanças que contribuem para o progressivo melhoramento da gestão hídrica, em termos de eficiência e efetividade, de forma a produzir impactos econômicos, ambientais e sociais.

Nesse contexto, realizaremos a 4ª Edição do Seminário ÁGUA INNOVATION – Soluções Inteligentes para Água, Energia e Produção, no formato totalmente on-line, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020. Nesse evento, daremos continuidade ao processo de capacitação, transferência de conhecimento e apresentação de inovações e tecnologias visando contribuir com a construção de um momento ímpar, oportunizando um cenário de debate sobre a eficácia dos Recursos Hídricos, Energia Limpa e Acessível, Sustentabilidade e Eficiência Energética.

O evento será abrilhantado com a participação de especialistas experientes dedicados ao setor e da iniciativa pública e privada. Contaremos com a apresentação de cases e muito conteúdo com características de integração e continuidade que apontarão caminhos para a construção de soluções coletivas importantes para a consolidação de uma gestão de águas autêntica e contextualizada, além das inovações tecnológicas e soluções de sustentabilidade e eficiência energética no contexto da geração distribuída, oriunda de fontes renováveis de energia.

A realização da 4ª Edição do Seminário sinaliza o esforço e o compromisso em favor de um novo modelo de gestão dos recursos ambientais: planejado, estudado, eficaz, eficiente e responsável, além de sustentável ecológica e economicamente.

Pensando a segurança hídrica

Para ter todas as informações sobre a quarta edição do Seminário Água Innovation, acesse:
http://institutofuture.com.br/aguainnovation/

O conceito de segurança hídrica ganhou importância nos últimos anos e considera, em sua visão mais ampla e integradora, não só a garantia do abastecimento humano, mas também a qualidade ambiental, o desenvolvimento econômico e a redução dos riscos associados a eventos críticos, como secas e enchentes.

No Brasil, as políticas nacional e estadual de recursos hídricos definem que, em situação de escassez de água, o abastecimento humano é prioridade. Como consequência direta, constata-se que as atividades produtivas devem cada vez mais buscar soluções inovadoras e sustentáveis de fontes hídricas para os seus processos produtivos.

A disponibilidade hídrica é um importante fator inibidor ou potencializador do desenvolvimento econômico e deve ser priorizado nas políticas públicas e nas ações das esferas governamentais.

A nossa proposta é reunir profissionais renomados, dos setores público e privado, estudantes e representantes de entidades representativas durante o Seminário online do ÁGUA INNOVATION, objetivando discutir, debater e continuar trabalhando em diversas frentes para garantir a segurança hídrica para o Nordeste Brasileiro.

Projeto Coca-Cola